fbpx

Como identificar o atual ciclo econômico e como descobrir para onde ele vai

Ciclo econômico são as mudanças na economia, que são marcadas por quatro fases principais: expansão, boom, contração e recessão. Entender esses ciclos é fundamental para que os investidores saibam quais atitudes tomar em relação às suas aplicações financeiras.

Bullet Points

  • Os ciclos econômicos são as mudanças que acontecem na economia de um país
  • Essas mudanças na economia são marcadas por períodos de expansão, pico, contração e recessão
  • Ao investir, é essencial levar em consideração a fase do ciclo econômico, afinal de contas, a rentabilidade dos ativos é afetada de acordo com o momento do ciclo

Fique de olho, e perceba o mercado

É possível utilizar uma série de métricas para determinar onde a economia está e para onde está indo. Por exemplo, a economia está frequentemente em fase de expansão quando o desemprego começa a cair, os salários aumentam e a economia fica favorável à abertura de novos negócios. Da mesma forma, as pessoas tendem a priorizar e conter seus gastos quando a economia se contrai. Isso ocorre porque dinheiro e crédito são mais difíceis de obter, já que os credores costumam tornar mais rígidos seus requisitos de empréstimo.

Expansão & Pico

expansão acontece quando um país está se recuperando de uma fase de recessão. Nessa fase, as taxas de juros normalmente estão baixas, o que estimula o consumo. Há um forte crescimento da produção de mercadorias e serviços, com a tendência a queda dos índices de desemprego e o aumento dos salários. Já o pico é resultante do forte crescimento da primeira fase. Dessa maneira, ele é caracterizado como o ponto máximo da produção de produtos e serviços e a economia está no auge.

Contração & Recessão

O pico não se sustenta para sempre, já que a tendência é que, após atingir seu ponto máximo, a economia comece a diminuir. Essa diminuição das atividades econômicas e consequente aumento dos índices de desemprego, é chamado de contração. A última etapa do ciclo econômico é a recessão, que é caracterizada pelo declínio econômico. Nesta fase a taxa de desemprego é alta, os juros são elevados e, se a economia continuar em queda, a recessão pode se tornar uma crise econômica. Mas após a recessão, temos a expansão e o ciclo recomeça.

byebnk