Fala comigo!
Hoje, eu venho aqui ajudar vocês a entender melhor como crescer no mercado financeiro.
Para te responder sobre isso, primeiro, quero te levar a uma reflexão:
Qual é o motivo que te leva a querer crescer nesse ramo?
De onde surgiu essa vontade? É apenas o dinheiro? Você tem aptidão para essa atuação?
Você realmente entende o que um profissional dessa área faz?
São perguntas que servem não só para o crescimento no mercado financeiro, mas para o crescimento em qualquer área de atuação que você queira seguir. Portanto, é muito importante ter essas questões bem definidas. Caso você chegue à conclusão que quer trabalhar nessa área apenas pelo dinheiro, peço, por favor, que reconsidere os seus planos, pois as suas chances de se frustrar são grandes.
Uma coisa que eu acho muito apropriada é buscar algo dentro do seu interior que é capaz de te mover. Por exemplo, uns são engajados na causa da liberdade das pessoas, outros são engajados nas causas relacionadas ao meio ambiente e por aí vai…
Não vou usar aquele discurso clichê de que você só pode/deve trabalhar com o que gosta, pois isso pode acabar gerando uma frustração ainda maior do que ser movido pelo dinheiro. Uma vez que você enxergou aquilo que é capaz de te mover, você já tem um bom começo para buscar qualquer área de atuação.
Pode ser que você não esteja trabalhando diretamente na causa que te engaja, mas se enxergar como você ajuda a sua casa através do seu trabalho, você terá o combustível necessário para seguir em frente.
Vou falar do meu caso. Eu acredito que o meu propósito está relacionado a ajudar as pessoas a encontrarem a liberdade em sua vida. Na byebnk nós levamos para o investidor o que há de melhor no mercado financeiro de uma forma simples, segura e acessível para qualquer um. Dessa forma, acredito que podemos ter um impacto enorme na vida de várias pessoas, ajudando elas a terem uma vida financeira melhor, logo, serem mais livres.
Defina sua atuação
A partir de agora vou presumir que você já fez essa reflexão que levantei acima e realmente deseja crescer no mercado financeiro. O primeiro passo é definir qual será a sua área de atuação. O mundo dos investimentos é enorme, você pode trabalhar em várias áreas:
- Atendimento ao cliente
- Compliance
- Gestão
- Operação
- Pesquisa
Busque entender o que faz exatamente cada um desses nichos e foque no que você tem mais aptidão ou afinidade.
Busque conhecimento
Após definir qual é a sua área de atuação, o passo mais importante de todos é a busca por conhecimento. Veja quais são as habilidades e competências para o posto que você deseja ocupar e treine isso, treine para ser o melhor.
Um outro ponto importante é que o universo dos investimentos é composto por diversas certificações, CNPI, CGA, CPA 10 e CPA 20, CFA, CFP são alguns exemplos. São títulos que podem ser obtidos num período de semanas (dependendo da sua dedicação e conhecimento prévio), como por exemplo o CPA, até o período de anos, como o CFA. Busque alguma certificação. Ela não mede exatamente qual é o seu nível de conhecimento, mas obtém uma espécie de chancela que será muito útil. Dependendo do cargo que você deseja ocupar, pode ser que a certificação seja obrigatória.
Pare de procurar atalhos
Um grande erro que vejo diversas pessoas comentendo é a busca desenfreada por um atalho e um caminho rápido para o sucesso. E graças a isso, vemos diversos vendedores de ilusão, de fórmulas mágicas e caminhos sem esforço. Tire isso da cabeça e saiba que o caminho não será fácil, mas a recompensa será extremamente satisfatória.
Não desista
O maior desafio para crescer será a sua força de vontade. O caminho prega diversas peças e tornará a desistência bastante tentadora na primeira oportunidade. Você já decidiu que quer trabalhar no mercado financeiro e de investimentos e sabe que isso te move verdadeiramente. Siga em frente e saiba que se você se esforçar corretamente os bons resultados aparecerão.
Não cometa erros que te tiram do jogo
Vários profissionais cometem erros que são extremamente danosos, podendo gerar prejuízos quase que irreparáveis. Esses erros podem acontecer por desconhecimento (reforçando a importância da busca por conhecimento), por excesso de ganância, por cair em golpes, por negligência, entre outros motivos. Se blinde dessas situações e saiba que simplesmente só sobrevivendo você já está na frente de uma multidão.
Saiba se vender e vender bem um produto
O mercado financeiro é, em sua grande parte, movido pela confiança que os clientes possuem em quem os atende. Portanto, é muito importante que você saiba se vender e vender seu produto de forma que o cliente se sinta em um porto seguro. Ao menor sinal de desconfiança seu cliente te trocará por alguém que transmita mais segurança.
Aproveite as redes sociais
Estamos em uma era que o impacto e alcance das redes sociais em nossas vidas é enorme. É relativamente fácil alcançar milhares de pessoas. Aproveite essa ferramenta para obter o maior alcance possível, coisa que você não conseguiria ter apenas no boca a boca (apesar de ele ser extremamente útil e necessário). Crescer nesse meio é uma tarefa árdua que demanda tempo e os resultados demoram a aparecer, mas lembre-se do que eu falei acima e não desista.
Foque em seu cliente 100% do tempo
Para concluir, esse é um passo que talvez seja o mais importante entre todos os outros. Assim como em qualquer outro negócio, focar no cliente é importantíssimo. Somente entendendo as dores e necessidades de seu cliente que você será capaz de atendê-lo bem. Caso você atue em interesse próprio, uma hora ou outra seus clientes vão te abandonar e buscar por alguém que esteja realmente preocupado com ele. Pense que o crescimento do seu cliente será também o seu crescimento.
No geral, todas essas dicas servem para crescer em qualquer área que você desejar. O mercado financeiro tem as suas peculiaridades que ajudam bastante, como por exemplo as certificações. O mais importante é que você se proponha a trabalhar bem e com consistência, sabendo que o sucesso demanda tempo.
Nós da byebnk queremos que você cresça conosco. Acesse nossa revista no link:
Lá você vai entender como aplicamos esses conceitos, por exemplo, e como evitamos cometer erros que vão nos tirar do jogo e, principalmente, como deixamos os atalhos de lado, porque a segurança, os sonhos e a satisfação do cliente são o foco do nosso negócio.
Até breve!
André Lamounier,
engenheiro civil, pela FUMEC,
é diretor de investimentos da byebnk
https://www.linkedin.com/in/andre-lamounier/
Comentários post