fbpx

O que é um ciclo econômico?

Ao investir no Brasil, ficamos expostos a diversos riscos e para diminuir esses riscos é interessante diversificar seus investimentos. Nossa moeda vem se mostrando ser muito sensível, a cada crise o real se desvaloriza ainda mais e a inflação aumenta

Bullet Points

  • O ciclo econômico é caracterizado pelas flutuações que ocorrem na economia em curto prazo;
  • Alternância períodos de recuperação e prosperidade, com períodos de relativa estagnação ou recessão.

 

O que é ciclo econômico?

O ciclo econômico é caracterizado pelas flutuações que ocorrem na economia em curto prazo, envolvendo uma alternância de períodos de recuperação e prosperidade, com períodos de relativa estagnação ou recessão.

Entenda como funciona

A economia sempre tende a crescer ao longo do tempo, mas de uma maneira irregular, oscilando. O ciclo econômico representa como a economia se comporta e em cada momento do ciclo existem certas classes de ativos que irão se beneficiar. As pressões de oferta e demanda influenciam a economia por meio de diferentes variáveis, como condições econômicas globais, produtividade, taxas de inflação, taxas de juros e taxas de câmbio. Essas variáveis, em conjunto, moldam a economia e o estado do ciclo econômico.

O ciclo econômico possui 04 fases

A primeira é a  expansão, onde a economia está em fase de crescimento constante da produção de produtos e serviços. O pico do ciclo, que é o ponto máximo da produção de mercadorias e serviços, ocorre quando a economia está em seu auge. Após o pico, temos o período de contração, quando ocorre uma diminuição das atividades econômicas e o aumento nos índices de desemprego. A última etapa é a receção, que é marcada pelo declínio da economia, podendo chegar a uma crise.

byebnk